Itálico

>> segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Devido a problemas de visão uso para apontamentos a escrita do escriba medieval: alinho letras maiúsculas bem separadas. Há dias escrevendo um pouco mais depressa, inclinei as letras e, automaticamente, liguei-as. Foi isso que há meio milénio sucedeu a um escriba da corte papal chamado Luigi Arrighi. Realizou que tinha descoberto uma forma de escrever com mais fluência e revelou essa sua descoberta num pequeno livro intitulado “La Operina”. O editor veneziano Aldo Manuzio adotou essa forma de escrever nas suas edições de obras latinas e chamou a essa escrita ‘itálica’. As enciclopédias esqueceram Luigi Arrighi, itálico é atribuído a Aldo Manuzio. Eu quero recordar Luigi Arrighi.

Read more...

Maria Teresa Horta e o Prémio

>> segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Maria Teresa Horta é uma autora feminista de esquerda, a quem os eleitores literários que por cá substituíram os críticos já reservaram uma cadeirinha no Parnasso. Recentemente a autora recebeu o prémio D. Dinis pelo seu poema em honra da marquesa de Alorna. Sucede que esse prémio deve ser apresentado pelo Primeiro Ministro em função. Maria Teresa Horta não gosta do presente Primeiro Ministro, não quer receber o prémio de suas mãos. Rejeita então, em nobre revolta, o dito prémio? De maneira nenhuma, quer prémio mas outro presenteador. Aceitá-lo-ia das mãos da Drª Assunção Esteves, sente que esta senhora tem qualquer coisa de feminista. Do Presidente da República também se inclina a aceitar. O homem ocupa posição oficial. Sugere ainda outra figura possível. Dado que se trata de figuras com ligações institucionais ao rejeitado doador, estas figuras, por mais vontade que tenham de agradar a Maria Teresa Horta, terão dificuldade em aceitar a honra de lhe dar o prémio em mãos. Receio que a poetisa tenha de esperar por mudança de governo.

Read more...

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP