>> segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sonhos
Não acredito que os sonhos tenham significado especial, que sejam indicadores de futuro acontecimento. Não creio que sejam sintomáticos da nossa personalidade, mas penso que o mesmo conjunto de imagens vistas por duas pessoas não produz em estes sonhos idênticos. Sonhos são mais um dos insondáveis mistérios do cérebro humano. Não guarda a memória de um sonho por mais de minutos. Há dias, porém, para meu espanto, tive um sonho que pretendo guardar.

Em sonho estava com uma prima em uma rua ladeada de casas sem janelas; queríamos um táxi, a prima sentou-se na beira do passeio enquanto eu fui procurar o táxi. Percorri ruas, tal como a primeira ladeadas de casas sem janelas, sem gente, sem carros, parecendo não levarem a lado nenhum. Vejo em uma rua, à minha esquerda, o pórtico de uma igreja. Entro. Os bancos estavam vazios. Dirigi-me para o altar. Notei que, junto das paredes laterais, como que a elas encostadas, havia esculturas escuras. Tem graça, pensei, são em barro. Cheguei perto do altar e parei. Frente ao altar, onde um padre rezava missa, estava uma fila de homens, uns oito ou dez, pensei. Vestiam de burel e, às costas, traziam escudos triangulares com armas pintadas. Um dos homens voltou por momentos a cabeça para ver quem ali estava. Notei que tinha cabelo loiro. Saí, voltei para junto da minha prima que continuava sentada no passeio. Acordei.

Com ruas desertas sonho muitas vezes. São as ruas que a vista alcança da minha casa, onde sucede não se ver vivalma. A igreja não espanta. Sempre gostei de entrar em igreja deserta. Às figuras de barro encontro explicação. Ouvira há dias falar da argila que se encontra na praia da Parede. Aos monges de escudo às costas não encontrava explicação. Estudei a vida monástica feminina, não me ocupei de ordens de monges e menos de ordens militares como indicavam os escudos. Penso ter agora encontrado a explicação, e acho graça. O Mundial. Notei nessa ocasião que os jogadores tinham o seu nome e um número na camisola, decidira até questionar um sobrinho sobre essa particularidade. E aí está. O meu cérebro, por razões e de formas inexplicáveis, ligou em sonho imagens que recentemente lhe tinham sido transmitidas, e delas: de ruas, argila, igrejas, e jogadores de futebol, formara quadros.


Se fosse um mecenas da Renascença encomendava ao meu pintor que me pintasse dois quadros, um de ruas de paredes altas sem janelas, outro de figuras de monges em igreja deserta.

Read more...

>> segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bancos e Futebol

Bancos De Cem em Cem anos

A 13 de Junho de 1910, em uma das cartas que ela semanalmente escrevia para África a seu a seu filho Francisco, D. Thereza Saldanha da Gama aborda o caso do Banco Predial. Meu querido filho…… Muito me divertiu a Valbom a contar-me que, não há muito tempo, o pateta do Ávila - que ela imita na perfeição, tanto em modos como em pronúncia - participara-lhe que podia "dar muito boas notícias dos seus haveres no Crédito Predial. Lá estão na prateleira, viu?" Não viu, nem fez coisa nenhuma…….As reuniões de obrigacionistas e accionistas não podem dar resultado, é preciso nomear uma comissão de peritos que, juntamente com os corpos gerentes, que devem dar informações, escolher o melhor modo de se não afundar de todo a companhia. Dia 14...........Ouvi também, que a Maria Emília Seabra (mulher de José Luciano de Castro) está muito comprometida no Banco com negociatas, e que alguns progressistas têm tido com ela grandes questões. . Será verdade? …..Abraço-te como mãe e maior amiga Thereza

*****

Futebol. Jogadores inteligentes

 Sou absoluta leiga em matéria de futebol. Mas não posso ignorar totalmente um factor dominante da sociedade moderna. Nunca vi um jogo de Clubes., mas quando há jogos de selecções gosto de ouvir as críticas, os comentários dos entendidos. Numa entrevista ao seleccionador da equipe alemã para o Mundial deste ano, perguntado o entrevistador a Joachim Loeb, que tipo de jogadores queria para a Mannschaft, o treinador respondeu que queria jogadores com estas e aquelas qualidades físicas e desportivas, e, frisou, que queria jogadores inteligentes. A uma leiga a coisa pareceu óbvia. O entrevistador estranhou contudo, aprofundou, percebeu, concordou. Joachim Loeb manteve a sua ideia, e, como se constatou, os seus jogadores jogavam com os pés e a cabeça.

Read more...

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP