Poetas, artistas

>> segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dois dias de ter ocorrido um crime que estava apaixonando a opinião pública portuguesa almoçava comigo uma sobrinha que é artista. Comentei o caso em questão.
– Não sei do que a tia está a falar. Há dois dias que não lia os jornais e não vira televisão.
Lembrei-me, e creio que a propósito, de um poema de Goethe sobre o poeta, o artista.
Um dia Júpiter, lá das suas alturas disse aos homens que lhes dava o mundo. Era deles, que o dividissem irmãmente entre si. E logo, novos e velhos, puseram mãos à obra. O lavrador lavrou a terra, o caçador foi à caça, o vinhateiro plantou a videira na encosta soalheira, o mercador encheu os seus depósitos, e o rei fechou as estradas e as pontes e declarou “ A décima é minha”. Por fim, quando tudo estava dividido, apareceu o poeta.
- O mundo está dado, disse Júpiter, tudo tem já o seu dono. Onde estavas tu?
- Eu estava, senhor, contigo.
-Pois bem, disse Júpiter, se queres viver nas minhas alturas, sempre que vieres encontrarás as portas abertas.
E desde esse dia – a observação é minha – poeta e outros artistas vivem lá nas nuvens.

0 comentários:

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP