10. Ha livros amais?

>> sexta-feira, 14 de novembro de 2008

10. Há livros amais?
Creio que até o mais entusiástico leitor terá colocado uma vez a si mesmo a questão, se não haveria livros a mais. Pessoalmente já senti verdadeira angústia ao contemplar nas grandes bibliotecas as estantes e estantes carregadas de livros. E sabendo que as estantes que nós vemos, não são nada comparado com o que não está à vista.
Robert Twigger descreve em ‘The Extinction Club’* os rios de livros da Bodlein, a grande biblioteca de Oxford. “É uma biblioteca de copyright pelo que devem ter lá todos os livros alguma vez publicados em Inglaterra, mais um número substancial de obras publicadas no estrangeiro. Fora de Oxford tem depósitos a rebentar de livros; por vezes têm que lá mandar alguém de carro para ir buscar o que você pediu. E por baixo de Oxford há cofres fortes com livros ligados por um comboio subterrâneo - tipo filme de James Bond - transitando debaixo de terra de edifício em edifício”. E quem diz a Bodlein diz as outras grandes bibliotecas.
Ortega Y Gasset achava que havia livros a mais, e num artigo sobre a missão do bibliotecário (em “El Libro de las missiones”)** até advogava que se instituísse uma medida dos livros a publicar anualmente. "Chega um momento em que tudo isso que chamamos civilização e cultura, se revolta contra nós" escreve, e, adiante: "De uma ou outra forma, isto já aconteceu por várias vezes na história. O homem perde-se na sua própria riqueza. A sua própria cultura, vegetando tropicalmente em sua volta, acaba por o afogar."
“E mais”, diz, “em toda a Europa existe a impressão que, ao revés do que sucedia na Renascença, há actualmente demasiados livros. O livro deixou de ser um prazer, é sentido como uma carga! Até os homens de ciência afirmam já que uma das grandes dificuldades do seu trabalho está em se orientarem na bibliografia do seu tema. Há aqui, portanto, um drama: o livro é indispensável nesta altura da história, mas o livro está em perigo porque se tornou um perigo para o homem."
O que diria Ortega y Gasset hoje? Há sem duvida livros a mais. Mas quem é que diz quais é que estão a mais?
* Twigger, Robert The Extinction Club
**Ortega y Gasset, El LIbro de las Missiones Espasa-Calpe Argentina S.A

0 comentários:

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP