José Saramago

>> terça-feira, 29 de junho de 2010

Morreu José Saramago. Oiço dizer “ah, mas recebeu o Nobel”. “Recebeu o Nobel, e quem recebe o Nobel é o melhor do mundo”. “Por ele a língua portuguesa chegou a todo o mundo”, “até o Bispo tal já diz que foi uma figura impar da cultura portuguesa”. Ainda não ouvi ninguém dizer: “Que bem que ele escrevia”, “O que eu gostei do livro de Saramago”. “Que prosa a de Saramago”. “Escrevia maravilhosamente bem”. Também é curioso que não haja críticos literários que analisem a sua obra, pelo seu valor literário, esquecendo o Nobel. E alguém que explique a razão de uma escrita sem pontuação e nos explique a nós, simples mortais, o porquê dessa forma.

6 comentários:

TiagoLouriçal 10 de julho de 2010 às 15:20  

A forma é usada por ignorânicia do autor e por síndrome do "rei vai nu" de quem lê e vê as maravilhas do ornato literário da falta de pontuação porque... é o Nobel.

Theresa Castello Branco 20 de julho de 2010 às 10:53  

Tiago, é sempre bom ter um comentário quando se está na dúvida entre continuar o blogue ou não.
Se continuar, será sempre com ponto e vírgula
Theresa Castello Branco

TiagoLouriçal 21 de julho de 2010 às 15:16  

Creio que o deve continuar. Leitores podem existir simplesmente não se dignam a comentar, tenho um amigo com a mesma questão.
À alguns dias atrás recebi um e-mail geral de um administrador de página com fórum a ameaçar que se ia embora porque tinha centenas de entradas na página e nenhuns comentários à riquíssima informação que ele ia disponibilizando, no dia seguinte parecia que lhe tinha nascido uma fonte de pedidos para se manter. Um amigo espanhol à dias disse-me (copiei directamente do e-mail):
"...lembre se que o avo de va.exa. esta muito orgulloso do seu neto,por isso mesmo nunca va confesa lo.e duma epoca em que a excelencia e um presuposto,e nao se dao parabems a quem cumple o seu dever..." Faço dele, as minhas palavras mas em português corrente.
Aqui tem um leitor! Reclame por eles e ameace que se vai embora que acodem logo com palavras de incentivo.

TiagoLouriçal 21 de julho de 2010 às 15:25  

Devo imaginar que seja filha do Richard Schedel que o meu avô conheceu, eram parentes, possivelmente teremos primos comuns Pontes e Vila Real... se tiver interesse nisto no nosso arquivo possuímos bastante correspondência de Mateus etc.

Anónimo 25 de julho de 2010 às 19:00  

Olá, primo, acertou. Gosto de saber que tenho com quem me informar sobre um ou outro detalhe relacionado com os Vila Real. O livro de correspondência que estou a ‘compor’ intitula-se provisoriamente “A Sociedade aristocrata portuguesa no século XIX nas cartas de D.Theresa Sousa Botelho, condessa da Ponte, e suas filhas”, e é muito possível que o Tiago me possa completar alguns dados. Não é livro para a Presença, a minha editora, e provavelmente não o será por outra. Ma isso nunca me impediu de escrever o que penso merecer ser escrito. Vou portanto trabalhando no livro. E com isto respondo também ào seu simpático comentário sobre continuar ou não com o blogue.
A duvida não nasce só de ter muitos ou poucos leitores. Eu comecei o blogue porque na altura me encontrava numa fase de não ter que escrever. Ora, boa ou má, sou escritora, e há em mim a necessidade de escrever. Escrevi então para o blogue. Encontrei leitores, não muitos, mas alguns. Estava a escrever e gostava de idear aqueles pequenos textos sobre livros e leituras. Agora, e, curiosamente, apesar do problema de falta grave de visão, sinto de novo a vontade de escrever. Tenho na mente um novo livro de ficção, e, em mãos, o tal livro de cartas do século XIX. Pergunto-me: vale a pena, com tudo isto, escrever também para um blogie, que pouca gete lê? A resposta é obviamente, que não vale a pena. Ma de vez em quando surge uma ideia, oiço alguma coisa que me irrita, ou me diverte, ou me espanta e lá está o hlogue, paciente, pouco exigente, pronto para receber as reflexões que queira fazer. E por isso com ele vou ficando. Se um dia quiser comunicar comigo sem ser por estes comentários, o meu telefone está em nome do meu marido. Obrigada pelos comentários e atá ao próximo. Theresa

TiagoLouriçal 26 de julho de 2010 às 13:21  

Prima, se desejar contactar-me pelo meu e-mail particular seria mais simples:

tiagolourical@gmail.com

Não tenho o seu contacto.

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP