“Digamos”

>> segunda-feira, 22 de novembro de 2010

“Digamos”
A crise económica deu novas vedetas à TV: os economistas. E com eles uma agradável novidade, ouve-se um bom português. Esses senhores sabem o que uma vírgula em sítio errado pode produzir, têm tanto cuidado com as palavras como com os números. É um prazer ouvi-los e um agradável contraste com as outras vedetas. Auditora atenta notei que na sua fala raras vezes se ouviam “digamos”, “na medida de” e o “significativamente” caros aos políticos e seus comentadores. Há dias um Secretário de Estado usou em pouco espaço de tempo por seis vezes a expressão “digamos”.
Nada já é “assim ou assado”, é, “digamos assim ou assado”. E tudo o que se faz, ou que sucede, é feito ou sucede “na mediada que”. E nada é simplesmente grande ou pequeno, ou um pouco maior ou um pouco mais pequeno. Agora é”significativamente” maior ou mais pequeno, ou melhor, ou pior.
Também notei que os economistas, honra lhes seja, usam o verbo “estar” na sua inteireza. Não se lhes ouve o “tá bem” e “tamos bem”, que hoje se ouve da boca de políticos do governo e fora dele.

Antes de haver TV falava-se provavelmente igualmente mal. Mas não se ouvia. Agora ouve-se. O problema é esse.

0 comentários:

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP