Os Primitivos

>> segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sou aluna atenta das aulas do professor Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. Como todo o aluno gosto de apanhar o meu professor em falta. Numa das suas últimas aulas, o Professor anunciou que estava agora no MNAA uma Exposição de Primitivos Portugueses, e como supôs, e decerto com razão, que ninguém sabe o que são os Primitivos, elucidou,”no tempo de Nuno Gonçalves”.
Bem sei que Nuno Gonçalves é suposto ter pintado praticamente ao mesmo tempo um retábulo à maneira italiana e umas tábuas à maneira flamenga, e isso nos anos setenta do século XV. Se isso é no tempo dos Primitivos?
Dito por outra pessoa não tinha graça nenhuma, o que faz o caso engraçado é o professor nos querer elucidar e acabar por nos elucidar com um erro.


Creio que toda a gente tem na mente e na memória a lembrança de frases absurdas, afirmações com graça, palavras destorcidas, que uma vez ouviu, e que ficam ligadas à pessoa de quem as ouviu. É o nosso anedotário particular.
Recordo:
Luisa P.
Vai com a mãe a Paris, onde se instalam num modesto hotel. A mãe compra umas panelas que ainda não há cá. A dona do hotel repara e comenta: - Não há panelas em Portugal? Luisa, patriota, reponde: - Há. E muito boas.
Do José A:
No seu último exame a uma pergunta do profesor, José responde: palavrra que sei, mas não lembrro.
Do José M.
Escreve a uma rapariga, declarando o seu amor.
Julga ser correpondido: - enganarei-me.
Resposta pela volta do correio:
-enganarou-se.

O Professor enganarou-se.

2 comentários:

Daniel Abrunheiro 7 de dezembro de 2010 às 16:35  

Mas a mim não não enganara ele. É um mero leitor de capas de livros.

Theresa Castello Branco 13 de dezembro de 2010 às 10:46  

ainda bem que que ainda o tenho por leitor. Feliz Natal e bom ano novo.

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP