Porquê tão tarde?

>> terça-feira, 23 de março de 2010

Há pouco publiquei um romance histórico que tem como assunto principal a condenação e morte - em 1483 – do duque de Bragança. A uma das figuras fictícias do livro faço corresponder com um amigo em Flandres. O homem conta e comentam suas cartas o que se está passando em Lisboa, e, como ambos são grandes leitores, ele fala ao amigo na esperança de brevemente haver também em Portugal a nova arte de imprimi. O assunto não afecta em nada o tema principal, inclui-o unicamente para dar “o ar do tempo”. Só agora, passados alguns meses sobre a conclusão do livro, é que realizei a que ponto era insólito o facto de em 1483 não haver impressores em Portugal. É verdade que se trata de um romance histórico não de um livro de história, mas a coisa é suficientemente curiosa, e mesmo no romance devia ter sido notada como tal.
O interesse que a arte da impressão de imediato suscitou, fez com que em muito poucos anos houvesse impressores nas principais cidades da Europa.. É muito notado que em Inglaterra a arte só tivesse dado entrada em 1476. Em Veneza, Aldo Manucio imprimia pouco depois os clássicos gregos no original.
A livraria do Museu Britânico em Londres, que possui a maior colecção de incunábulos do mundo, tem 28.000 títulos de incunábulos no seu catálogo. Pois em Portugal só em 1495 há um grande impressor em Lisboa, Quarenta e nove anos depois da invenção da nova arte.
E o espantoso é que, isso não seja frisado ou notado. Nem mesmo um bibliófilo como D.Manuel II se lembra do facto. Nem uma palavra a esse respeito quando fala do seu “Vita Christi”. Ora o livro ter sido publicado em Portugal, e ser uma obra magnífica da arte de impressão, é sem dúvida muito interessante. Mas saber porque é que só nesse ano se imprimiu em Portugal é muito mais interessante.

0 comentários:

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP