OUVIR LER.

>> segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Um problema de visão, ou antes de falta de visão,, obriga-me a escrever posts mais curtos que não exijam grandes correcções e grandes leituras. Não é mau porque os posts estavam a ser compridos demais.
Este problema teve uma consequência positiva. Descobri os livros lidos por outrem, Não sei como se chamam em português esses benditos CDs que nos dão o prazer de ouvir a leitura de um livro. Sabia que a coisa existia, mas nunca me interessara. Fiz mal. Agora que a necessidade a isso me obrigou, tenho pena de não me ter oferecido esse prazer há mais tempo. É extraordinariamente agradável ouvir um bom texto lido por uma boa voz. Comecei, tenativamente por um romance inglês que tenho em livro, e, em alemão, escolhi uma obra de história. O tema, a acção dos primeiros imperadores alemães no século IX não era fácil, mas a boa dicção do leitor e a clareza da sua voz, facilitaram a compreensão, talvez melhor do que o faria a leitura visual.
O romance inglês que li, ouvindo, foi “I, Claudius” de Robert Graves. Era uma releitura, de livro que a merece. Escrito na primeira pessoa é livro particularmente adequado a ser lido alto, e a voz do leitor, o actor xxxx, que interpretou Claudius na série da BBC fez desta audição uma óptima experiência.
Comecei a formar uma nova biblioteca: de discos lidos. Em alemão e em inglês a escorra é enorme. Os grandes clássicos nas respectivas línguas, os clássicos gregos e romanos, história, filosofia, livros de viagem. Do melhor que há em literatura, lido por vozes escolhidas. Não é preciso estar obrigado a ler com lupa para se apreciar este renascimento de um hábito ancestral, a leitura a voz alta. Leitura que se pode partilhar com um ou mais ouvintes leitores.
Ainda não apurei o que há em português nesta matéria. Espero que as editoras portuguesas não percam este comboio.

1 comentários:

Theresa Castello Branco 30 de novembro de 2009 às 16:17  

O nome do leitor é Derek Jacobi Theresa

Sobre este blogue

Libri.librorum pretende ser um blogue de leitura e de escrita, de leitores e escritores. Um blogue de temas literários, não de crítica literaria. De uma leitora e escritora

Lorem Ipsum

  © Blogger template Digi-digi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP